top of page

ETFs pagam dividendos para o investidor? (2022)

  • Foto do escritor: Ariel Serafim
    Ariel Serafim
  • 18 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

Tudo que você precisa saber sobre ETFs e dividendos. Saiba se eles pagam dividendos e como o valor é gerenciado pela administradora ou gestora do ETF.


ree

Quem busca fundos de investimento para diversificar a carteira costuma se interessar por fundos de índices (ETFs).

Aqueles que desejam o ativo para obter renda passiva precisam entender se o ETF paga dividendos.

Também é importante que você saiba o que significa cada um dos termos. Confira:

  • Dividendos: É o lucro líquido distribuído aos acionistas.


  • ETFs: Fundo de ações com referência aos índices da bolsa de valores. Portanto, a meta do fundo é atingir uma taxa de retorno igual ou superior aos indicadores utilizados. O BOVA11 é baseado no Índice Bovespa (IBOV), por exemplo.


Os ETFs da Bolsa de Valores do Brasil não pagam dividendos, mas adotam a política de reinvestir os resultados da empresa nas posições próprias do fundo.

Investir neles é uma boa maneira de se expor passivamente ao mercado geral ou à valorização do índice, pois esses fundos fornecem uma maneira de obter um portfólio diversificado de ativos com a compra de um lote único.

Eles são negociados na Bolsa de Valores e possuem alta liquidez. A facilidade torna o ETF um dos produtos financeiros mais populares do Brasil.

O que está sendo comprado não são ações individuais, mas a cota do fundo.

Dessa forma, os recursos que são agregados ao patrimônio líquido (PL) do ETF são registrados para titular dessas ações e não serão transferidos aos acionistas proporcionalmente.

Os dividendos existem e são pagos, mas são redistribuídos para o próprio fundo na proporção do índice que segue. Não há leis ou regulamentos que exijam que os ETFs transfiram dividendos aos acionistas.


ETFs com foco em dividendos


Os investidores podem procurar fundos de índice (ETFs) no mercado para investir em empresas reconhecidas que pagam proventos. Dois exemplos são DIVO11 e BBSD11.

O ETF DIVO11 tem como objetivo refletir o desempenho do índice de dividendos IDIV, que é composto por empresas listadas que se destacam em termos de remuneração ao investidor, como Banco do Brasil Seguridade (BBSE3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Taesa (TAEE11).


Como ganhar dinheiro com ETFs?


As cotas do ETF vão se valorizar se as empresas que compõem o índice apresentarem bons resultados e crescerem ao longo dos anos.

Outra maneira de ganhar com os ETFs é por meio das operações de trading. Compre quando eles estiverem na baixa e venda quando estiverem na alta.

A análise técnica é necessária para determinar os pontos de entrada e saída.

Lembre-se: os ETFs não têm isenção de imposto de renda. Se um investidor comprar um ETF e vendê-lo com lucro, deve calcular um imposto de 15% sobre os ganhos de capital, independentemente do valor da transação.


O que acontece quando o ETF recebe dividendos?


Como você pode ver, os ETFs podem receber dividendos em seu próprio nome. Porém, se ele não repassa essa receita aos seus acionistas, o que acontece com o valor recebido?

Os dividendos vão para a conta do ETF. A quantia pode ser utilizada para reinvestir e reequilibrar seu portfólio.

Nesse caso, os gestores de fundos compram mais ativos para manter a proporção do índice e aumentar seu patrimônio. Isso tem consequências aos acionistas, afinal, os recursos são reinvestidos.

À medida que o patrimônio do fundo aumenta, as ações tendem a se valorizar, pois representam uma parte do capital. Ou seja, embora os acionistas não tenham recebido proventos em dinheiro, há benefícios indiretos.

Caso as ações se valorizem, o capital dos acionistas do ETF também cresce. Dessa forma, os dividendos não ficam sem uso e ajudam a aumentar o patrimônio líquido dos próprios investidores.

Quais investimentos podem pagar dividendos?


Se você quer investir com o objetivo de ganhar proventos, existem outras opções-ações, FIIs e BDRs. Saiba mais sobre cada um deles:

  • Ações: Representam parte do capital social de uma empresa listada na Bolsa de Valores. Os investidores podem comprá-los e negociá-los por meio de uma corretora. Em relação aos dividendos, a empresa precisa distribuir pelo menos parte do lucro a cada ano.


Não existe um patamar mínimo para a alocação, então a decisão será da companhia. Por isso, algumas companhias pagam mais, enquanto outras pagam menos.

  • Fundo de investimento imobiliário (FII): Possuem estratégias e carteiras de investimento com foco no mercado imobiliário. Dessa forma, utilizam imóveis alugados, construídos, de revenda, títulos de renda fixa vinculados ao mercado imobiliário e cotas de outros FIIs para compensar seus ativos.


  • BDR (Brazilian Depositary Receipt): São certificados de depósito de valores mobiliários lastreados em ativos estrangeiros.


Portanto, ao investir em BDR, o que a pessoa compra não é o ativo em si, mas o certificado que o representa.

Nesse caso, se esses ativos pagarem dividendos, o BDR também pode distribuir os recursos aos seus detentores no Brasil.


Como fazer esses investimentos?


Se já avaliou todas essas alternativas e acha que elas podem fazer sentido para seu perfil de investidor e objetivos financeiros, você precisa saber como acessá-las.

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de investimento, como a XP. Através desta instituição financeira, você pode avaliar todos os ativos, instrumentos e derivativos que estão sendo negociados.

Em seguida, basta consultar o código do ativo desejado e emitir um pedido de compra.

Não se esqueça de contar com assessores de investimento para dar mais suporte na sua tomada de decisão e conhecimento do mercado!


Reforma tributária e dividendos


No início de 2021, a proposta de tributação para dividendos foi levada ao congresso. Foi decidido que a partir de janeiro de 2022, os dividendos pagos por pessoas jurídicas ficam sujeitos a cobrança de 20% do Imposto de Renda../p>

Segundo o governo federal, a tributação será equilibrada com a redução de parte da carga tributária paga pelas companhias.



 
 
 

Comentários


Ariel Serafim

Estudante de Jornalismo

Telefone:

(11) 964986513

 

E-mail:
ariel.serafim@acad.espm.br

Os seus dados foram enviados com sucesso!

© 2019 por Ariel Serafim. Criado com Wix.com

bottom of page