top of page

Entenda como funciona o refinanciamento de empréstimo e seus principais atributos

  • Foto do escritor: Ariel Serafim
    Ariel Serafim
  • 18 de ago. de 2022
  • 5 min de leitura

A Somas irá te explicar em detalhes como funciona o refinanciamento e você tomará a melhor decisão financeira com esse novo conhecimento.




ree

Depois de ter feito algumas transações financeiras e assinar uma linha de crédito, isso pode se tornar um grande fardo para sua vida financeira. No entanto, muitos consumidores procuram possibilidades de fazer renegociações ou até mesmo trocar suas dívidas por outras com o valor mais acessível, a fim de obter um avanço em seu orçamento.

Nesse caso, pode surgir algumas dúvidas ou até mesmo se vale a pena recorrer ao refinanciamento. O refinanciamento é uma alternativa para melhorar as condições dos empréstimos e obter crédito de qualidade para quitar dívidas e viabilizar os resultados.

Leia o Artigo que a equipe da Somas preparou para você e saiba quando e como contratar o refinanciamento.


O que é refinanciamento de empréstimo?


O refinanciamento de empréstimos é uma forma de substituir contratos de crédito antigos por novos contratos de crédito e negociar melhores condições de pagamento. Dessa forma, é possível reduzir taxas, estender o prazo de pagamento e até obter mais recursos de acordo com os objetivos do cliente.

Em muitos casos, essa é a solução ideal para superar dívidas inadimplentes, pois permite que as pessoas saiam das dívidas e recuperem o controle de suas finanças. Esse método também é uma prática favorável para as instituições financeiras, pois receber dinheiro com menos juros ou mais tempo é mais interessante do que levar um cano e sair em desvantagem.


Como fazer o refinanciamento de suas dívidas?


O processo de refinanciamento do empréstimo é mais simples do que solicitar um novo empréstimo porque é feito no mesmo banco onde você assinou o contrato. A análise de crédito e documentos ainda é necessária, mas o agente financeiro já pode ter em mãos todas as informações de que você precisa.

Ao refinanciar o empréstimo, a instituição de crédito irá quitar todas as dívidas pendentes remanescentes e assinar novamente o contrato de acordo com os termos negociados. Existem vários caminhos a seguir, por exemplo:

  • Manter a mesma dívida e estender o prazo de pagamento para reduzir o valor do parcelamento;

  • Manter a mesma dívida e taxas de juros menores, diminuir o valor das parcelas;

  • Prolongar o crédito concedido e manter o valor do parcelamento, e estender o prazo de pagamento (o cliente recebe a diferença em conta corrente em até cinco dias úteis).

Para contratar, você pode simular e solicitar online, por telefone ou pessoalmente, conforme regulamentação da instituição financeira que você for contratar o serviço.


Fazer um refinanciamento ou solicitar um novo empréstimo?


O refinanciamento do empréstimo melhora as condições de pagamento dos contratos existentes e deve ser concluído pela mesma instituição que assinou o contrato. Por outro lado, um novo empréstimo significa uma concessão de crédito do zero, e os fundos podem ser usados ​​para qualquer fim, seja para pagar ou não o empréstimo antigo. Pode ser obtido em qualquer banco ou agente financeiro.

Para renegociar os termos dos empréstimos existentes, o refinanciamento é a melhor opção, mas nem sempre é viável. Por exemplo, empréstimos de refinanciamento não são permitidos até que a primeira parcela seja paga.

Na maioria das instituições, é necessário até pagar uma parte da dívida para repor os juros ou prazos. Nesse caso, se a pessoa precisar melhorar as condições de pagamento, terá que fazer um novo empréstimo com juros menores e mais parcelas, substituindo uma dívida por outra.

Também é possível que o banco não queira refinanciar o empréstimo ou não tenha oferecido melhores condições de pagamento do que anteriormente. Se isso acontecer, é melhor solicitar um novo empréstimo ou transferir a dívida para outra empresa financeira, transferir a dívida e aí refinanciar.


Refinanciamento de empréstimo: Vantagens


Além de baratear sua dívida, o refinanciamento de empréstimos também pode ser recompensado de muitas outras maneiras. Confira os principais benefícios dos modos a seguir:


Reduza a burocracia

Uma vez que o contrato entre o cliente e a financeira entrou em vigor, o processo de refinanciamento do empréstimo é muito mais simples do que o novo contrato porque a empresa já possui os documentos e dados do solicitante. Pelo mesmo motivo, novos contratos e quaisquer créditos adicionais serão liberados mais rapidamente.


Possibilidade de aumentar o valor do empréstimo

Conforme mencionado anteriormente, o refinanciamento do empréstimo também pode permitir que você assine uma linha de crédito maior, a chamada "mudança". Dessa forma, os clientes que precisam de mais recursos para tomar empréstimos podem tomar emprestado com a mesma ou melhor prestação e juros do primeiro contrato.


Flexibilidade de prazos

Muitas pessoas consideram apenas a possibilidade de redução dos juros do contrato quando consideram o refinanciamento. Porém, poder negociar um prazo de pagamento mais longo também é uma boa vantagem, pois é uma forma de diluir o valor do pagamento mês a mês.


Quando refinanciar o empréstimo?


Será sempre mais vantajoso trocar uma dívida com o valor mais elevado por uma dívida com taxa de juros mais baixa e mais adequada ao seu orçamento.Portanto, dependendo da sua situação, não hesite em refinanciar ou obter um novo crédito.

No caso de empréstimos a taxas fixas, o refinanciamento de empréstimos também pode ser vantajoso, como a taxa de juros da Selic está sempre oscilando, refazer o contrato pode ser uma boa opção para reduzir os juros pactuados no contrato. Desta forma, você pode buscar uma taxa de juros fixa menor ou uma taxa de juros fixa após a troca para apostar nas mudanças na situação econômica.


Prepare-se antes de efetuar o pedido do refinaciamento!


Discutimos muito ao longo deste artigo, mas a preparação antes do refinanciamento é um aspecto que precisa ser enfatizado. Caso contrário, você terá mais problemas do que soluções. Por isso tenha cuidado!

Antes de solicitar o refinanciamento (essa regra também se aplica ao empréstimo) você deve calcular os juros e despesas envolvidas na operação. Esse cuidado é essencial para planejar com mais precisão quanto será gasto a cada mês e o valor total que será pago junto com a linha de crédito do contrato.

Você também pode tomar algumas medidas para melhorar sua pontuação. Quando uma instituição financeira deseja fornecer crédito a alguém, ela precisa saber se a pessoa possui boas informações de pagador e se pode cumprir o contrato.

Se sua pontuação for alta, você pode obter refinanciamento em melhores condições. Para definir sua pontuação, a pontuação usa muitas variáveis, como:

  • Nível de atividade financeira;

  • Dívidas pendentes;

  • Histórico de pagamentos;

  • Atrasos e solicitações de crédito; entre outros.

Caso queira saber mais opções de como melhorar sua pontuação de crédito, a Somas possui soluções sob medida para você.


Organize sua vida financeira


Se suas outras dívidas forem menores do que as que você planeja refinanciar, tente pagá-las o mais rápido possível, de preferência antes do refinanciamento. Essa medida o ajudará a endireitar suas contas e terá menos dificuldade em quitar sua dívida principal.

Além de resolver quaisquer atrasos, certifique-se de controlar suas despesas, pois existem muitos aplicativos e modelos de planilhas que são ótimos para registrar suas despesas e receitas. Dessa forma, você pode entender melhor o valor que entra e sai de sua conta. Esse tipo de ferramenta também é ótima para entender quais são suas principais despesas: saúde, alimentação, moradia, lazer, entre outros.

Elimine custos desnecessários geralmente causados ​​por compras e assinaturas desnecessárias, também vale a pena começar a pensar em investimento. Quando sua dívida for resolvida, tente não perder tempo e permitir que seu dinheiro seja recompensado, gradualmente, seu patrimônio aumentará.

Em qualquer caso, o refinanciamento de dívidas é uma excelente forma de resolver problemas financeiros.

A apresentadora do canal do YouTube, Helena da bxblue explica que o refinanciamento pode ser uma opção para quem quer poupar, pagar menos pelo empréstimo ou precisa de dinheiro sem muita burocracia. “O refinanciamento consiste na renovação do prazo do contrato que você já possui e ele oferece duas possibilidades: sendo a redução da sua parcela ou a liberação de um valor de dinheiro”, explica. “Ao refinanciar o contrato, o saldo do banco é quitado e a diferença já paga pode ser liberada como um novo saldo já em sua conta.


 
 
 

Comentários


Ariel Serafim

Estudante de Jornalismo

Telefone:

(11) 964986513

 

E-mail:
ariel.serafim@acad.espm.br

Os seus dados foram enviados com sucesso!

© 2019 por Ariel Serafim. Criado com Wix.com

bottom of page